Você em certo momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho convicção disso! Contudo, na ocasião em que falamos sobre suspensão, você pressupõe que é apenas uma mola vinculada à roda do automóvel. Não é? Errado! Veja o motivo!
Nós iremos falar aqui um tanto mais no que diz respeito aos três modelos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a melhor seleção para seu prezado automóvel.
A suspensão merece a sua atenção, já que é um dos sistemas mais fundamentais para o bom funcionamento de um veículo. É precisamente ela quem garante a estabilidade do automóvel e absorve os impactos do veículo com o chão, propiciando um maior aconchego para o motorista e os passageiros.
É bem fundamental que o condutor preste atenção no comportamento da suspensão de seu carro e a preserve com as suas devidas revisões.
No Brasil, os três principais e mais frequentes modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Porém, muitas pessoas não entendem adequadamente como atuam esses 3 tipos de suspensão, as essenciais propriedades e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais popular e no imaginário daqueles que desejam rebaixar o seu automóvel, porém quem julga que ela é uma invenção recente, está inteiramente enganado!
Ela existe desde os anos 1940, momento em que se buscava uma alternativa para melhorar a estabilidade dos carros de corrida nos Estados Unidos.
A preliminar suspensão a ar segura que poderia manifestar uma utilidade prática foi criada pela Firestone especificamente para o último exemplar Stout Scarab Experimental, mostrado em 1946, que inclusive foi o primeiro veículo com carroceria de fibra de vidro no planeta.
O princípio era o mesmo dos mecanismos modernos: quatro bolsas de ar trocavam as molas convencionais, e tinham sua pressão regulada por quatro pequeninos compressores ligados a cada uma das bolsas.
Primordialmente, a suspensão a ar é o emprego de bolsas de material elastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, colocadas em agrupamento ou trocando a suspensão mecânica natural de um automóvel. São mostradas em vários formatos, tamanhos e capacidades de carga.
Essas bolsas de ar podem ser infladas deslocando o conjunto original com o intuito de compensar uma carga extra nivelando o carro.
No local das molas são postas estas bolsas de ar que farão a ajustagem de altura do automóvel. Ao restringir o ar, o veículo levanta e no momento em que o conjunto é ligado outra vez, o ar é despejado do interior das bolsas para fora, fazendo desta forma com que o automóvel se rebaixe completamente.
Contudo, tem a imprescindibilidade de um dispositivo o qual regularize a estatura de rodagem. Esse dispositivo se chama válvula niveladora, o qual de preferência precisa ser eletrônica, pois o condutor raramente é capaz de fazer essa ajustagem.

PROS

 

 

    • Ajuste de altura e maneio em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!

 

    • Manutenção de componentes baixos e caros e prevenção de estragos ao chassi.

 

    • Molas de ar progressivas, muito iguais às suas molas helicoidais.

 

    • Níveis reguláveis das molas.

 

    • Altamente versátil.

 

    • Não há outro jeito de adquirir uma altura rebaixada e conservar-se funcional.

 

    • Adaptação rápida a aumento e modificação de peso.

 

    • Diminua a estatura do veículo sem sacrificar a qualidade da direção.

 

    • Chamar atenção em todo lugar que estacionar!

 

 

CONTRAS

 

 

    • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.

 

    • O procedimento de instalação é mais difícil.

 

    • O procedimento de instalação é mais oneroso.

 

    • Mais componentes são precisos.

 

    • Em alguns casos são precisas alternâncias permanentes de chassi.

 

    • Já citamos que é bastante caro?

 

 

Curiosidades em relação às suspensões a ar

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    1. Posso acionar a suspensão com o automóvel se movimentando?
      Afirmativo, você é capaz de estar ligando a suspensão a ar com o automóvel movimentando-se, sem complicações.

 

    1. Qual o benefício de usar suspensão a ar?
      Se preferir por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu automóvel terá várias vantagens como: precisar se importar mais com lombadas, quebra molas e outras variações, já que vai poder subir e descer o sistema de suspensão a todo o momento que for preciso.

 

    1. Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?
      O modo mais favorável e seguro de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é utilizando um compressor, que, geralmente, já acompanha o kit de suspensão a ar.

 

    1. Posso usar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
      Muitas pessoas procuram usar compressor de pneu na suspensão, e isso, além de criar significativos riscos à segurança do automóvel, ainda compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores apropriados para suspensão a ar.

 

    1. Quais carros podem receber suspensão a ar?
      A suspensão a ar pode ser usada em quase todos os tipos de veículos.

 

    1. As bolsas correm perigo de estourarem?
      Se o kit de suspensão a ar que você estiver empregando for de ótima qualidade, não. Mas geralmente é sugerido levar o automóvel para uma revisão de rotina, assim você se certifica de que está tudo bem com seu carro. De modo geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar demasiado tempo se forem feitas as devidas prevenções.

 

 

Suspensão a Rosca

Seu funcionamento ocorre por intermédio de um mecanismo formado de um tubo roscado e flange, que juntos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo traseiro do automóvel, propiciando que seja efetuada a regulagem de altura apenas com o rosqueamento a mão do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior mobilidade, e é capaz de ser esplêndida para quem deseja encarar diversos modelos de terrenos, já que ela pode ser regulada de modo manual.
Para quem deseja tunar o carro é benefício pôr este kit, além de ser mais barato que a suspensão a ar, esse kit garante inteira segurança e estabilidade ao automóvel.

PROVEITOS

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    • Mais garantida que a suspensão a ar.

 

    • Manutenção demasiadamente baixa.

 

    • Seguro ( já que você não tem o risco de furar uma bolsa numa curva)

 

    • Economia

 

    • Simplicidade de troca na altura: Em cinco minutos você abaixa ou sobe as 4 rodas

 

    • Durabilidade: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

 

 

Contras

 

 

    • Recomendamos adquirir novos amortecedores sempre do comerciante da suspensão, ou descobrir onde ele adquire e conseguir do mesmo tipo, para não trocar a pressão dos amortecedores.

 

    • Toda vez que mudar a estatura você vai sofrer uma perda no alinhamento.

 

 

Suspensão Fixa

Este padrão de suspensão é composto por um agrupamento com quatro amortecedores e quatro molas preparadas. Com este layout, o automóvel pode ser rebaixado a uma altura correta adequada para o modelo, possibilitando maior aconchego e estabilidade.
É muito usada por quem tem um veículo de alto desempenho, com motores capacitados para alcançar enormes velocidades, visto que costumam necessitar de mais estabilidade e, por essa razão, o apropriado modelo é a suspensão fixa, que é capaz de ser instalada na altura ideal para o modelo e o tipo de piso que seu automóvel enfrentará.

Como é constituído a modificação enfim?

modificacao-suspensao-fixa Há duas formas de realizar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Esquentando ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de proibido ( uma vez que não autorizam a regularização junto ao DETRAN), esta ação é excessivamente perigosa, dado que modificam a forma das molas originais e elevam a ameaça de acidentes por rompimento;
Usando Molas Esportivas : Criadas em particular para o padrão do automóvel por produtores de molas e amortecedores, equipa o conjunto de suspensão obedecendo as leis de trânsito, ou melhor, além de eficiente também evita multas e apreensão do veículo, pois são capazes de ser tranquilamente regularizados.

Suspensão reforçada

É um agrupamento de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos veículos off-road é comum achar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais robustas e reforçadas para suportar fortes impactos.

Distinção Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao expressar que possuímos um veículo com suspensão preparada, estamos dizendo que o automóvel é, de fato, rebaixado.
Para as pessoas que gostam de veículos baixos, o procedimento mais seguro e mais correto para alterar seu automóvel é preferindo por suspensões, ou melhor, o automóvel trabalhará com sua altura modificada, mas o aconchego e a segurança continuam!
Inúmeras pessoas escolhem rebaixar seu veículo cortando as molas da suspensão. Esse terminantemente não é o modo correto, visto que quando você corta as molas, o veículo trabalha com a altura do amortecedor diminuída fazendo dessa maneira com que aquele amortecedor não absorva impacto mas sim a mola, fazendo que fique aquele popular veículo “Pula-Pula”.
Quando você trabalha com a suspensão preparada, o agrupamento mola e amortecedor já vem no tamanho correto para se obter o amortecimento, fazendo com que a suspensão opere com mais conforto, absorvendo, de uma maneira mais agradável, os choques adquiridos pelo sistema de suspensão.
Por esse propósito, quando decidir por rebaixar seu veículo, cogite em primeiro lugar fazer um serviço que garanta sua segurança e seu aconchego e que não venha trazer posteriores problemas para seu automóvel.

A suspensão é semelhante para todos os veículos?

suspensao-veiculos-igual Cada tipo de veículo possui um tipo de suspensão e, no total, somos capazes de achar três tipos: independente, semi-independente e completamente dependente.

 

    • No padrão independente, cada roda recolhe os choques das falhas do chão sem transferir à outra do mesmo eixo;

 

    • No semi-independente, uma parcela dos abalos é deslocado para a outra roda;

 

    • No modelo dependente, os processos de uma roda são encontrados nas outras rodas do eixo.

 

Conforme do padrão do carro, há a chance de haver 2 modelos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Compreenda o sistema de suspensão

 

Molas e amortecedores

Juntos, mola e amortecedores compõem a essencial ação de amortecimento em relação à variação do solo. Por causa da sua flexibilidade, a mola é o item mais eficiente a fim de filtrar as incorreções do chão. Já o amortecedor age em conjunto com a mola para amenizar as irregularidades da pista.
Por trabalharem em equipe, em geral os dois devem ser verificados no momento em que o automóvel alcança os vinte mil quilômetros rodados e trocados aos quarenta mil quilômetros rodados, ou de acordo com a indicação de cada fabricante.
Em alguns casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até 50.000 Km sem a inevitabilidade da troca e com desempenho em ótimo estado. Apesar disso, com a má qualidade de boa parte das vias públicas brasileiras, praticamente sempre cheias de buracos, e estradas de terra ou de trechos péssimos, é significativo que o condutor fique alerta.
Existe a possibilidade de descobrir defeito nos amortecedores caso o automóvel demonstre oscilação na carroceria em linha reta e com barulhos provenientes da suspensão. Já nos amortecedores, os defeitos podem acontecer antes ainda que eles comecem a afetar o equilíbrio do veículo ou gerar ruído.
Por este motivo, sempre que for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao mecânico para ele dar uma olhada se não há vazamento ou se as hastes estão sem impurezas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante similarmente é um dos itens da suspensão de carro e tem como intuito servir de suporte para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o condutor sinta certa divergência ao tomar a condução, seguida de qualquer ruído na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante encontrem-se gastas ou danificadas, sendo necessário trocá-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão trabalha para o funcionamento adequado do braço oscilante. Isso porque, sua finalidade é a de ajudar a coluna de suspensão em seu movimento, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Caso estejam gastos, acarretarão barulhos que são capazes de prestar de alerta ao condutor.

Barra estabilizadora

Esse componente é encarregado na estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Além disso, a barra estabilizadora ocasiona a conexão entre as colunas de suspensão e é presa à lataria por buchas de ligação, e às colunas por intermédio de bieletas.
Essas são partes que evitam que o automóvel se apoie nas rodas ao realizar uma curva, ajudando a controlar a estabilidade da carroceria e, por consequência, evitando acidentes. Bem como os demais segmentos, a ausência de equilíbrio e barulhos são capazes de anunciar um vestígio de mau funcionamento da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – custo e conteúdo

 

Kit de suspensão comum

Imagem relacionadaO kit, que costuma ser formado por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de oscilar o valor conforme fabricante e distribuidora.
Em geral, o kit sai numa média de seiscentos reais, porém pode chegar a custar mil reais dependendo da distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca integra as peças: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), QUATRO MOLAS ESPECIAIS, QUATRO CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O custo do kit pode variar em uma média de R$600 e R$1000, alternando de fabricante a fabricante e ainda do tipo do carro.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar traz principalmente os consecutivos aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Atualmente o preço de um kit de suspensão a ar ainda é bem caro, no entanto muito gratificante. Um kit integral varia de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais simples sem o compressor custa de R$1500 a R$2500. A particularidade é que sem o compressor o cilindro não se enche de ar sozinho, e dessa forma o usuário tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Se você pensa em modificar a suspensão do seu carro, fique atento às preocupações que você necessita possuir antes e durante a condução do veículo.

Mudança nas molas

Antes de fazer qualquer alteração nas molas é primordial entender que os fabricantes utilizam softwares para o seu dimensionamento, pois o cálculo abrange um abundante número de condições tal como quantidade de elos, diâmetro, comprimento, carga, grau de inclinação dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, e outros.
Além dessas condições, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão para descobrir as demandas a que esta mola vai estar sujeita e, por último, são sugeridos os procedimentos térmicos que serão administrados ao longo do processo construtivo.
Em função disto, especialistas em suspensões não indicam qualquer retrabalho (como é nomeada a alteração) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o aparo de alguns elos, grampos ou mesmo aquecimento. Esse último cria um aliviamento de tensões no material e minimiza a distância entre os elos, reduzindo o comprimento total da mola.
Em um primeiro minuto, esses retrabalhos parecem satisfazer às esperanças dos consumidores, porém, no médio prazo, complicações surgem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores avariados poderão ser os primeiros danos.
Caso queira alterar as molas, mais apropriados são os kits de molas esportivas, distintas para cada modelo de automóvel. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a redução da altura com certo aconchego e, especialmente, oferecem uma sobrevida aos outros componentes da suspensão de carro.

Deve-se não utilizar altas velocidades

alta-velocidade Todos entendemos que os veículos originais de indústria são condicionados em testes variados de durabilidade e aproveitamento. Aparelhos principalmente fabricados para esse intuito localizam possíveis erros de projeto e regulam os limites de fadiga de materiais e, ainda assim, e com toda esta estrutura, os problemas aparecem.
A situação fica mais delicada na ocasião em que o esquema original é modificado, por este fundamento é fundamental evitar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola é capaz de colocá-lo numa situação difícil caso você encontre-se acima de cem quilômetros por hora.
Tem uma responsabilidade muito grande entre quem gosta de realizar variações. A grande parte entende que possui carros especiais e que este fato requer atenção redobrada com relação aos cuidados com manutenção preventiva. Dessa maneira, acabam sendo mais cuidadosos do que diversas pessoas que preservam seus veículos como foram feitos.
Eles sabem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se encostar o automóvel e realizar um exame detalhado das peças envolvidas na personalização.

Se for alterar, necessita legalizar!

Não basta ter vontade, cuidar do carro e saber da lei. Alterar o carro abrange uma burocracia. Observe logo abaixo como funciona o procedimento:

 

    1. Verifique se a transformação que procura implementar no automóvel é autorizada (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)

 

    1. Exija ao delegado do Detran permissão preliminar para alteração das características originais do veículo

 

    1. De posse dessa autorização prévia mais a nota fiscal dos trabalhos efetuados no carro, procure um posto de revisão autorizado pelo Inmetro para fazer a verificação da nova suspensão

 

    1. Se seu carro for autorizado, você receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV) remetido pelo Inmetro

 

    1. Para acabar, é necessário conduzir o CVS ao Detran para documentar as variações e alterar o registro do automóvel, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), abarcando no campo de observações do registro a altura da atual suspensão, medida do solo ao farol do automóvel.

 

Saiba que, mesmo portando a documentação legitimada, a maioria das empresas de seguro não cobre os sinistros de veículos rebaixados. Mais um pretexto para “pegar leve”.
Cogita fazer outras alterações no automóvel? É válido dar uma olhada nas resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 que lidam especificadamente das mudanças.

O QUE REITERA A LEI acerca da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada em 2014, a resolução 479/2014 modifica o artigo 6º da resolução 292/2008, a qual proibia o emprego de suspensões com ajuste de estatura, bastante por causa dos caminhoneiros os quais rebaixavam as suspensões da frente do caminhão a fim de adquirirem o estilo intitulado como “verdureiros”.
Com a nova resolução, o que entrou em acordo foi que para os automóveis que tiverem alteração na suspensão, deve existir parecer no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) avisando a vigente estatura do automóvel, medida do chão ao ponto do farol baixo (original) do automóvel.
Também constam as exceções de que:

 

    • Os veículos necessitam de ter peso bruto total de até três toneladas e meia;

 

    • A altura mínima de rodagem (medida do solo até o ponto mais baixo do chassi) necessita de ser de 10cm;

 

    • O agrupamento de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma pedaço da carroceria ao longo do esterçamento.

 

Mesmo com a mudança do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei permanece inalterado e defende:

 

    • Uso de rodas ou pneus que excedam os limites externos dos para-lamas do automóvel;

 

    • Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

 

    • Alteração das propriedades originais das molas do veículo, inclusão, retirada ou alteração de dispositivos da suspensão.

 

 

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como discutido anteriormente neste artigo, embora seja uma conduta habitual, rebaixar o veículo exige uma série de responsabilidades para efetuar a mudança respeitando a legislação e preservar a segurança.
Tendo em mente as vantagens e contras de cada uma das chances de utilização, as molas esportivas são as mais sugeridas, visto que possuem o menor valor entre as alternativas que são capazes de ser legalizadas e têm fabricação com as propriedades típicas ao tipo do veículo, o que garante segurança à você e seu veículo.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no que se refere a suspensões. A empresa fornece vários modelos de kits de acordo com a necessidade de instalação do seu veículo.
Entre seus produtos de suspensão a ar, somos capazes de achar:

 

    • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides

 

    • Bolsas de Ar

 

    • Compressores

 

    • Controladores

 

    • Filtro de Ar

 

    • Grife e Utensílios

 

    • Mangueira/Conexões

 

    • Manômetros

 

    • Ponta de Eixo

 

    • Proteção Elétrica

 

    • Reservatorio de Ar

 

    • Estrutura de Cilindro

 

    • Licença e Atualizações

 

Você pode entrar em contato com a Castor no endereço, por meio do celular e whatsapp e/ou pelo site da loja.

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