Conduzir um automóvel sem que você possua segurança do quão bom ele se encontra é uma circunstância muito desagradável, não é mesmo? Para auxiliar você, separamos algumas informações a fim de que você possa ficar antenado na manutenção preventiva e corretiva e da importância da conservação do seu carro!

Calibração executada de maneira errada gera acréscimo nos gastos do motorista

Para o motorista, o o grande problema dos pneus descalibrados é a ausência de equilíbrio e oscilações no volante. Para o carro, a baixa pressão causa desgaste prematuro de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Além do mais, existe gasto excessivo de combustível. Porém não é exclusivamente a baixa pressão que provoca falhas nos pneus. Encher mais do que é recomendado é mais um engano.
Pressão em bastante quantidade provoca o desgaste intenso da banda de rolamento e estragos para o alinhamento do carro.
Mais uma dica de grande importância é jamais fazer a calibragem dos pneus após um grande caminho.
A intensa temperatura faz com que eles estendem seu tamanho, dessa forma não apresentando o número real da pressão da parte interna da borracha.
A calibragem deverá ser executada uma vez por semana ou, na melhor das hipóteses, a cada quinzena.

Problemas no freio? Saiba como detectar!

1 – Espessura Existe um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, a espessura desse objeto não pode ser menor que três milímetros.
Empresas especializadas em freios conseguem fazer esta mensuração e apuram se está abaixo do aconselhado.
2 – Duração da frenagem Se o automóvel está apresentando uma baixa eficácia na frenagem ou parando em tempo superior ao normal, o recomendado é examinar as pastilhas.
3 – Pedal Fundo É necessário que o pedal de freio desça até a metade e depois provocar um efeito de que bateu em algo duro. Caso o pedal esteja descendo mais que o normal leve seu veículo a um mecânico.
4 – Luz Determinados automóveis possuem uma luz no painel a qual sempre acende quando a pastilha está desgastada. Se ela acender, óbvio que está na hora de repor as pastilhas de freio.

Tamanho dos pneus impacta na direção

manutencao-carro Todo pneu dispõe de indicações localizadas nas laterais que estão relacionadas as medidas de largura, as medidas do aro, o peso máximo sustentado, etc.
Todos esses fatores impactam nas características de condução do seu carro. Um pneu mais grosso será mais duro, isto é, mais estável.
Esse modelo de pneu é o mais apropriado para veículos pesados e do mesmo modo para os que apresentam maiores torque e potência. A largura e consequentemente a dureza dos pneus evitam a perda de tração durante a condução. É importante ficar atento sempre que trocar os pneus do seu carro.
Dado que medidas exageradas ocasionam bastante desvantagem na condução do seu carro. As montadoras fornecem os padrões dos pneus os quais devem ser usados em seu automóvel, garantindo assim uma experiência mais agradável para você conduzir.

Amortecedor gasto, condutor IRRITADO!

amortecedor-carro Na maioria das vezes, não é dado a devida importância ao amortecedor do carro por este não encontrar-se em tanta evidência. Contudo, é importante lembrar que é por causa dele que possuímos segurança e maior comodidade dentro dos nossos veículos. De acordo com uma pesquisa feita pela Monroe, o dano do amortecedor influencia diretamente na exaustão do condutor, no qual um amortecedor com apenas 50% de eficiência chega a aumentar em 26% o cansaço do motorista. Além do cansaço, os ensaios da Monroe alegaram que o estado ruim dos amortecedores, age também durante a frenagem, onde é capaz de atingir um aditivo de dois metros e meio no decorrer da frenagem. Desse modo, contamos com uma adição considerável nas possibilidades de ocorrer um acidente. Em vista disso, é de suma importância que você faça uma revisão nos amortecedores do veículo a cada 10 mil quilômetros dirigidos.

Observe os principais indícios de desgaste no sistema de amortecimento

Travagem: O fato de rodar com o seu carro com os amortecedores muito gastos expande o distanciamento de travagem do seu veículo.
A iluminação do carro: Na ocasião em que os amortecedores não estão nas melhores condições, os faróis da frente balançam e não clareiam a via pública de uma forma uniforme.
Os pneus: o sistema de amortecimento, a partir do momento que estão corroídos, aumentam a deterioração dos pneus e evitam que esses tenham uma aderência satisfatória ao solo.
Performance na via: Na ocasião em que percebe que o seu veículo começa a “escapar” nas curvas, ou que vibra nas situações em que enfrenta uma lufada de vento mais forte.
A direção do carro: na ocasião em que a direção do veículo permanece desalinhada depois do motorista realizar uma curva. O volante tem dificuldade na hora de retornar para a sua posição de início e o motorista é “constrangido” a realizar o alinhamento dos pneus do veículo.

Veja como localizar se o amortecedor do automóvel está estourado

De crucial relevância para o movimento dos carros, os amortecedores funcionam para fundamentalmente manter as rodas em contato com o solo e ajuda a suavizar os atritos sofridos pela lataria nas ruas repleta de buracos das cidades grandes.
Os principais resultados de um amortecedor estourado são:- Retorno insuficiente da direção, rigidez ou barulho excessivo;
– Vazamento frequente de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor com amassados ou deteriorado;
– Inclinação demasiada ou instabilidade no momento da frenagem;
– Solavancos ou reclinação na ocasião de troca de faixa;
– Desgaste de maneira disforme dos pneus;
– Direção demasiadamente rígida, irregular ou oscilante;
Fique ligado se o seu carro apresenta qualquer um destes sinais. No caso de apresentar, busque de imediato uma oficina e realize a modificação das peças.

Saiba quatro sugestões para não errar com o óleo do veículo

1 – Troca de óleo

Ela deve ser feita dentro do prazo estabelecido pelo fabricante. Essa informação está bem clara no caderno de instruções. Na hipótese de você não saber, veja o manual de instruções.

2 – Preencher o nível de óleo

Ao utilizar o automóvel, a quantidade de óleo diminui pouco a pouco em função da queima parcial no compartimento de combustão e folgas do motor. Portanto, enquanto o momento da troca não chega, complete o nível. Isso não é errado.

3 – Filtro de óleo

Quando levar seu automóvel para trocar o óleo, o filtro de óleo também deve ser trocado. Esse procedimento garante que seu motor não fique com sujeiras em excesso.

4 – Óleo escuro

Ignore o papo de que óleo preto significa que está velho. Nada disso, se estiver preto é sinal que está lubrificando corretamente. O importante mesmo são os prazos de troca que se encontram no manual do proprietário.

Defeitos mecânicos ocasionam dificuldades durante a mudança de marchas

Em determinadas ocasiões, a complexidade no engate das marchas é um problema na mecânica, veja:
Cabo de embreagem – O principal sintoma do cabo de embreagem com problema é a partir do momento que o pedal fica rígido.
Fluido de embreagem – Nos carros os quais possuem sistema hidráulico de embreagem, é necessário realizar a averiguação do fluido e acompanhar a recomendação da montadora em relação a substituições.
Estrias do disco – A ausência de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto causa interferência no movimento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica comprometida no tempo em que uma ou mais chapas tangenciais encontram-se deformadas. Rolamento do eixo piloto – Na ocasião em que encontra-se estragado, ruídos são produzidos na ocasião em que é acionada a embreagem e ao arrancar com o veículo.
Óleo na caixa – Uma vez que não seja substituído conforme as orientações, a caixa pode provocar ruídos e estrago acentuado em suas engrenagens.

Catalisador com defeito aumenta gasto de gasolina

O catalisador é o componente central do veículo responsável pela redução de poluentes no meio ambiente. Além de ser exigido por lei, ele é crucial para o exato funcionamento do motor.
Em casos de funcionamento irregular, o carro sofrerá com aumento no gasto de gasolina. A melhor maneira de manter o catalisador é efetuar de modo correto a manutenção preventiva.
Motor desregulado, velas com sujeira e injetores de combustíveis necessitando de reparo encontram-se entre os essenciais vilões do catalisador.
A utilização de combustível com adulteração também é capaz de prejudicar a peça. Se o catalisador estiver com mau funcionamento, o condutor pode sentir os efeitos, além do consumo em excesso.
Os mais frequentes são: aceleração com lentidão, arranque custoso e perda de potência em velocidades perto de 80 km/h.

Combustível de Procedência Contestável Tem a Possibilidade de Obrigar Limpeza No Tanque

Abastecer com gasolina suspeita tem a possibilidade de obrigar a limpeza do tanque. Em veículos produzidos anterior ao ano 2000, a lavagem era muito recomendada.
No momento atual, caso o combustível adotado seja de boa procedência, não há necessidade de executar a limpeza do reservatório.
Na ocasião de você usar combustível de procedência questionável e perceba algumas adversidades no carro, procure um profissional para limpar o reservatório.
A impureza acumulada no tanque tem possibilidade de ir junto com o combustível para o motor e lesar outros componentes. O mais comum é gasolina com enorme quantidade de álcool, o qual possivelmente causa sérios problemas a carros que não são flex, mas ainda há mistura com substâncias proibidas, além de etanol e diesel com grande quantidade de sujeira.

Cuidados com a embreagem evitam desgaste precoce

cuidados-com-carro – Tente não deixar o carro engrenado quando não estiver em movimento.- Jamais descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco.
– Nunca arranque com o veículo em segunda marcha. Priorize sempre a primeira marcha ao iniciar o movimento e assim sucessivamente.- Ao variar a velocidade, troque de câmbio aos poucos, regularmente e de acordo com as rotações do motor.
– Ajuste a a sincronização no tempo de soltar a embreagem e acelerar o carro na arrancada. Acelerando demais e soltando pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada da embreagem”.
– Caso o carro encontre-se em algum local inclinado, em uma rampa, por exemplo, não use a embreagem/acelerador com o intuito de segurar o veículo. Utilize o freio de mão para essa finalidade.

Manutenção do automóvel é crucial
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Categorias: Carros

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